Esta Webquest tem como objetívo analisar a condição da mulher na antiguidade clássica - Grécia e Roma. Como elas viviam? Quais papéis sociais lhes eram atribuídos naquela sociedade? Como era a sua educação? Quais as atividades sociais que elas participavam? Quais os seus direitos?
No final desta investigação, o estudante deverá postar um resumo de no mínimo dez linhas sobre a situação feminina nas sociedades e períodos analisados.
As tarefas serão as seguintes: O(a) estudante deverá visitar o Blog e postar as respostas, com o seu nome e sobrenome para a sua identificação em cada uma das atividades.
Os links e recursos para as pesquísas serão indicados abaixo de cada atividade.
O estudante será avaliado pela pontualidade em suas postagens e pela coerência em suas respostas e pela utilização das suas próprias palavras (Não será aceito recortes de textos)
Vamos pesquisar na Web!
Próxima atividade: As estudantes Stefane de Paula e Gleice Rangel, fizeram uma viagem no tempo, elas estão em Roma, e decidiram viver lá. Para isso acontecer elas planejaram estudar, casar e quem sabe se divorciar algum dia.
Vamos ajudar as meninas a descobrir se elas poderão realizar seus planos em Roma?
Baseado nos links indicados abaixo respondam: como era o acesso das mulheres à educação, ao casamento e ao divórcio em Roma e compare com a atualidade.(Resposta: minímo de 5 linhas)
http://marius.blogs.sapo.pt/arquivo/972586.html
http://www.pedagogia.com.br/historia/romano.php
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nd!
ResponderExcluirMariana:D
ResponderExcluirQue a ilha de creta era habitada desde o Neolitico.Os cretenses criaram uma civilizaçao insular,essa mesma civilizaçao construiu palácios em cnossos e em festos, em maliá e em santa trindade,e as ruinas desses palácios ainda sao vistas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom a leitura é possível perceber como os cretenses eram uma civilização bastante desenvolvida.Assim como os gregos eram bons matemáticos,arquitetos,filosófos,etc.Essa sabedoria e esses avanços tecnológicos
ResponderExcluirfez com que Creta se destacasse entre as outras ilhas gregas, a prova disso é a construção de grandes palácios, dos quais os mais importantes se encontravam em Cnossos e Festos.A história dessa ilha é extremanente fascinante.
(mas para achar toda esse encanto é preciso interesse pessoal.)
Aluna: Rebeca Silva
1°D Matutino
Bem,pelo tempo de 2000 anos a.C. a ilha de creta foi desvendada no tempo da pedra lascada,ou seja, no tempo Neolítico. E sim, eu concordo que existiu a primeira sociedade matriarcal na ilha de creta por que as mulheres eram a maioria na ilha. E continua sendo em todo o mundo. Por isso que lá existiu a sociedade matriarcal.
ResponderExcluirKero 5 pontos só nisso ki eu mandei.
shuahsuahsuahuahhsauh
Breno Oliveira
1ºD Matutino
Vamos lá..Com base na leitura é possivel perceber que a 2000 anos A.C floresceu no mar mediterrâneo.Os crestense é a maior ilha e uma das treze periferias da Grécia. Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele mar. Segundo um mito, era naquela ilha que vivia o minotauro. A capital da ilha é a cidade de Iráclio.
ResponderExcluirQuero meus 5 pontos ...
Lais Jesus
1ªD
Matutino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDepois da leitura eu tive uma conclusão que próximo ao IIIº milênio a.C , a ilha de Creta recebeu alguns povos,provavelmente vindos da Ásia Menor, que constituíram uma importante civilização, a Civilização Cretense. Que encontra-se no Mediterrânio Oriental,perto da Grécia e da Ásia Menor.
ResponderExcluirA civilização Cretense passou por três estágios: Civilização Egéia; Civilização Cretensa, e a Civilização Minóica. Os primeiros habitantes dessas terras deram origem à Civilização Egéia,nome devido ao Mar Egeu. Por isso a maioria da população era formada por pescadores e marinheiros,fOi dai que eles foram chamados de povo do mar.
*Gleice Rangel
1ºD Matutino
(1)O período minóico marcou o maior desenvolvimento da ilha de Creta. Eram freqüentes comerciais com outros povos do mar Mediterrâneo. Os cretenses ,Possuíam moedas de cobre de diferentes valores para utilizarem nas transações comerciais. As moedas, geralmente, traziam o desenho de um labirinto.
ResponderExcluirEssa civilização parou bruscamente, 1.400 a.C., por causa de catástrofe. Nessa época, os aqueus, vindos da Grécia, ocuparam a ilha de Creta.
(2)a cultura de creta ao que parece tambem era centrada numa deusa. algumas seputura datadas da cultura cicladicas contem um grande numero de estatatuetas femininas nuas todas fasendo lembrar a deusa da fertilidade. então mostrando assim que A cultura era realmente centrada na cultura feminina
NOME:ENDIEL
TURMA: 1D
Uma Poderosa Monarquia instalou-se em Cnossos, entre 1700 e 1450 a.C,periodo em que essa cidade deteve a supremacia de toda a ilha. Apoiada no poderio da marinha e na aliança.Com os comerciantes, essa monarquia expandiu a dominação cretense,criando um verdadeiro império comercial-marítimo, denominado talassocracia.
ResponderExcluirOs reis de ssa monarquia eram chamados Minos palavra que deu origem a expressão civilização minóica, também utilizada pata deignar a civilização cretense.
As ruinas cretenses indicam a existência de cidades planejadas, com ruas calçadas, sarjetas lojas de comercio, e barrios residênciais - uma vida predominantemente urbana. Além de Cnossos, destacam-se Faístos, Giúrna, Tilisso.
Os achados arqueólogos nos dão conta de uma vida marcada por divertimento público e considerados arquitetônicos. Isso se deve, talvez ao fato da economia dominante (artesanato e cormércio marítimo) ter escapado a um controle rígido do Estado e estimulado oindividualismo, o que não ocorreu com outros povos do Oriente.
Aluno:Eugênio
1º D
Elas estão em Esparta uma das cidades-estado mais conhecidas da Grécia Antiga.
ResponderExcluirEsparta é conhecida pelo grande valor que dava as guerras, lá as crianças eram preparadas para a guerra, assim se separam de sua família aos sete anos de idade.
Naquele tempo os espartanos faziam parte da camada social mais importante daquela cidade-estado.
Os meninos eram educados para defenderem sua pátria, por isso praticavam muitos esportes. As meninas recebiam o mesmo preparo físico que os meninos, mas também tinha como objetivo ter corpos saudáveis para gerar filhos sadios.
As espartanas tinham mais privilégios do que as outras mulheres gregas, pois as mulheres gregas de outras cidades-estado dedicavam se somente para cuidar do lar, dos filhos e do marido sendo sempre fiel a ele.
Já as espartanas eram preparadas para a guerra, para a política e elas podiam se envolver com outros homens além de seus próprios maridos.
Com certeza Esparta foi a sociedade onde as mulheres tiveram mais liberdade na Grécia Antiga.
Rebeca Silva
1ºD Matutino
Estavam na cidade de Esparta,os meninos pertenciam a classe dos soldados onde eram criados para mas tarde serem grandes soldados, já as mulheres foram criadas para serem fortes alem de perderem seus filhos logo cedo ainda tem que ser forte para perder o marido a cada batalha que eles fossem enfrentar,elas desde pequena praticavam exercico físico para serem mulheres fortes para serem grandes geradoras de meninos fortes e vigorosos
ResponderExcluirElas estão em Esparta.
ResponderExcluirOs meninos desde os sete anos de idade eram tomados de suas mães para realizarem o vigoroso treinamento militar para defender a honra de sua família e da cidade espartana,então a classe militar ja nasce com eles.
As mulheres eram educadas em casa para sempre ser uma boa esposa e tratar seus maridos como reis, e tinham esse dever absoluto de se doar intereiramente aos maridos e cuidar do lar quando o eles forem defender a cidade nas guerras, elas eram consideradas mulheres muito guerreiras por serem treinadas físicamente e psicologicamente e serem portadoras de coragem e valentia.
~~//"Os cretenses criaram uma civilização insular, essa mesma civilização construiu palácios..//~~"
ResponderExcluir~~//"Essa civilização era bem desenvolvida.Eles eram bons:Matemáticos,Arquitetos,Filosófos,etc..//~~"
~~//"A civilização cretense passou por três estágios:Civilização Egéia, Civilização cretensa, e a Civilização Minóia..~~//"
~~//"Elas estão em esparta uma das cidades-estado mais conhecidas da Grécia Antiga..//~~"
***laiana simões***
***OBS:Todos mim chamam assim Bhú..***
***1MD***
A melhor sala q existi..rsrsrskkkk
fuiz..
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirElas estavam em esparta . Pois era em esparta que quando a criança completava os sete anos de idade teria que ser tirado de suas mães e levados para á orientação do estado de esparta para serem treinados.
ResponderExcluirOs espartanos faziam parte de uma camada social mais importante daquela epoca.
As espartanas tambem tinham uma educação especifica,a educação das espartanas tinham como objetivo formar boas esposas e mães,e também tinha que ter seus corpos saudáveis para gerar filhos sadios.
Elas estao em esparta,a criança esta no grupo dos soldados militares!elas ainda pequenas eram tiradas da sua mae com apenas sete anos, para serem criadas pelos soldados,pra quando crescerem serem fortes soldados!As mulheres naquela época tambem prativam esportes para terem filhos fortes e saudaveis,e tambem tinham como objetivo serem bos maes e boas esposas para seus maridos!
ResponderExcluirMariana
1D
Elas estao em esparta uma cidade - estado ...
ResponderExcluironde os filhos de politicos , ricos e proprietarios de terra eram tirados de sua mae pra ser criado pelo gorveno onde alii eles ia ser treinados para quando chegasse a maior idade lutar a favor da esparte . A mulher na sociedade espartana era muito importante e ampla , alem de dar filhos guerreiros ao seu marido ela tambem participava de treinamentos militares participava da politica , sabendo que em outras cidades - estados a mulher nao tinham esse espaço da mulher espartana .
Estão em Esparta
ResponderExcluirAs crianças em Esparta, ao nascer era inspecionadas por pessoas do governo, que verificavam seu estado de saúde , se elas tivessem alguma doença ou deficiência física ou mental podiam ser morta imediatamente. A parti dos sete anos os meninos eram entregues por seus pais a pessoas do estado para serem treinados ,eles testavam muito a resistência do candidato. As mulher de Esparta praticavam atividades semelhantes a dos homens, participavam de torneios e atividades esportivas, o objetivo era que elas tivessem um corpo forte para geram filhos sadios.
Ana Paula Reis
1ºD, Matutino
As meninas estão em Esparta, os meninos pertencem ao grupo dos espartanos,
ResponderExcluirAs mulheres opinavam muito na decisão do conselho e era muito respeitada por que pra eles faziam quase as mensma coisa dos homens so não ia para guerra.
paulo bonfim
Estão em esparta .
ResponderExcluirDesde o nascimento até à morte, o espartano pertencia ao estado. Os recém-nascidos eram examinados por um conselho de anciãos que ordenava eliminar os que fossem portadores de deficiência física ou mental .A mulher na sociedade espartana era muito importante e ampla , alem de dar filhos guerreiros ao seu marido , ela praticava atividas que em outro Lugar mulher não praticava.
Alessandra Souza
1° D
as mulheres da idade clacica Vivem pros seus maridos Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem imploram Mais duras penas, cadenas, Sofrem pros seus maridos
ResponderExcluirENDIEL DO AMOZONAS MAURICIO 1D
Elas estão em esparta !
ResponderExcluirOs meninos Espartanos eram tirados de suas casas
as 7 anos acompanados de suas mães para uma lugar semelhante a uma escola onde onde praticavam atividades fisicas.As mulhes tambem tinham uma educação especifica para serem boas esposas e terem filhos sadios e eram muito importantes para a sociedade .
Tauane Messias 1D
Elas estão em esparta !
ResponderExcluirAs crianças em Esparta, ao nascer era inspecionadas por pessoas do governoa criança esta no grupo dos militares, as mulheres eram educadas pela sua mãe, para ser boa esposa, praticavam tabem esporte pra ter um filho saudavel
Jorge Vinicius 1ºD
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEugenio Santos Comparado com as mulheres da Grécia elas eram menos submissas ou seja não tinha que baixar a cabeça para seu marido ou pra sociedade.Os papeis que eram lhe atribuído é de euducar os seus filhos mas as filhas eram criadas para ser esposas e mães mesmo se depois de muito tempo seus filhos já fossem homens,tinham que continuar em casa.O casamento era arranjado pelos pais,então elas se casavam mas se o casamento não conseguisse dar certo podia livremente ir ao tribunal e pedir a separação.Ela tinha que ser fiel ao seu marido,elas tinham um estilo de vida cheias de brincos,pulseiras,anéis(ricas), as mulheres pobres ou escrava trabalhavam como costureiras,lavadeiras,parteiras,curandeiras,dançarinas e vários outros.Elas podia ir a banhos com as amigas,ir ao teatro,a casa de jogos tinham liberdade na política e pessoal.
ResponderExcluirEm relação à educação, a mulher era valorizada como manter famílias confiando seus filhos a pedagogos e mestres. Em relação ao casamento os escravos não podiam se casar, mais, os mais privilegiados (escravos de confiança, que eram administradores dos seus amos ou os escravos do imperador funcionários desse tempo...), tinham, de forma estável, uma CONCUBINA exclusiva. Ainda não existia o divórcio naquela época. Comparando com a atualidade, agora está melhor do que antes. Não está tudo perfeito mais as mulheres estão tendo mais direitos e também estão sendo mais valorizadas. As mulheres conquistaram o seu espaço e estão tendo mais acessos à educação. Muitas delas são graduadas e pós-graduadas.
ResponderExcluirBreno Oliveira
1ºD Matutino
Apesar das mulheres gregas serem mais respeitadas do que as romanas,ambos tinham papeis semelhantes na sociedade como por exemplo cuidar da área doméstica da casa.as mulheres romanas eram voltadas para a formação educacional dos filhos.As mulheres de classes sociais mais altas viviam como uma rainha e tinham uma vida consoante a riqueza da família, as mulheres pobres ou escravas trabalhavam como costureiras, lavadeiras, cozinheira etc.
ResponderExcluirDesde jovens elas eram educadas com o pensamento sempre voltado no casamento e de como servir sempre o seu marido.Quando os maridos estavam na guerra as romanas eram verdadeiras patroas e gozavam de muito mais autonomia do que as mulheres da Grécia Clássica.
A democracia ateniense nunca incluiu as mulheres: normas opressivas confinavam as mulheres e filhas, mesmo das classes mais altas, às suas casas. As mulheres romanas, se bem que politicamente sem poder, tinham uma considerável liberdade pessoal e política; podiam ir aos banhos com as amigas, ou ao teatro e aos jogos.As mulheres romanas tinham direito de se expressar livremente demonstrando a sociedade suas idéias através de livros por exemplo
Que pelo qual Roma teve várias autoras muito famosas.
Renival.
1ª ano D
Matutino
Em Roma independente da classe social a qual pertencia às mulheres eram educadas para serem boas esposas e mães e não podiam participar de decisões políticas. As mulheres de família nobre eram responsáveis pela administração da casa e dos escravos, pela criação e educação dos filhos além de ensinar as suas filhas a cozinhar, tecer e fiar. Já para as mulheres menos favorecidas além de aprender os deveres de uma mulher romana, era possível ter seu próprio negócio quando solteiras e mesmo depois de casada podiam ajudar seus maridos a administrarem o trabalho.
ResponderExcluirO casamento era uma cerimônia muito respeitada pela sociedade romana, ele não era escrito e quem providenciava o casamento eram as famílias para isso, a família do noivo acertava um tipo de dote que os pais da noiva dariam ao noivo no dia do casamento. Se por algum motivo o casal resolvesse se divorciar, o pai da noiva receberia novamente o dote que foi entregue no dia da cerimônia junto com a noiva, e os filhos,caso o casal tivesse, ficariam sobre a guarda do pai.
Rebeca Silva
1ºD
Matutino
Em Roma as mulheres eram educadas para ficar em casa, a fiar e a tecer,a servir o seu marido e ser boas esposas e mães.A matrona (cidadã romana casada)ajudava seus maridos a administrar seus patrimônios,ja as mulheres solteiras tinham suas próprias responsabilidades.
ResponderExcluirPelo casamento, a mulher passaca a depender da família do marido, ficando submetida a um poder familiar semelhante ao que tinha em casa antes do matrimônio, pois o esposo podia decidir também em sua vida. Na época imperial o divórcio tornou-se uma prática corrente: um casa, poderia divorciar-se por estar farto um do outro ou por ter surgido uma aliança mais atrativa.A religião romana não se opunha ao divórcio.
Tudo isso comparada a atualidade, a mulher conquistou muito mais espaço na sociedade, o casamento e o divórcio teve algumas alterações, mas é bem semelhante ao de hoje em dia.
Ana Paula Reis
1º D
Matutino
[CARINE]O casamento continua declinando,os Romanos não tinah um termo especifico para designar a familia.Amulher podia pedir divorcio sem da nenhuma justificativa,odivocio torno-se banal.
ResponderExcluirEm Roma a mulher tinha que ter filhos para cuidar e preparar seus filhos para a guerra,esse era o seu papel,procriar,e ficava dentro de casa,sem estudo,sem trabalho,o unico que trabalhava era o marido mais nada.
Elas tinham obrigação de ser boas esposas,e uma mãe maravilhosa,e não podia reclamar de nada,elas eram criadas ja nesse proposito obedecer ao seu marido.
Agora isso mudou,a mulher tem sua vida,leva a vida do geito que quiser,sem marido esta se metendo,sem ficar na cozinha,muitas coisas mudaram.
Agora mulher trabalha,estuda,desfruta da mesma profissão que os homens,e por encrivel que pareça elas fazem bem melhor que eles.
Mais ainda hoje tem esse preconceito,por exemplo:tem um medico e uma medica,ele ganha melhor que ela mais tem,a mesma profissão,mais por ele ser homem ele ganha mais do que ela que é mulher,mais tem a ocupação do mesmo cargo
Depois da leitura eu tive uma conclusão que próximo ao IIIº milênio a.C , a ilha de Creta recebeu alguns povos,provavelmente vindos da Ásia Menor, que constituíram uma importante civilização, a Civilização Cretense. Que encontra-se no Mediterrânio Oriental,perto da Grécia e da Ásia Menor.
ResponderExcluirA civilização Cretense passou por três estágios: Civilização Egéia; Civilização Cretensa, e a Civilização Minóica. Os primeiros habitantes dessas terras deram origem à Civilização Egéia,nome devido ao Mar Egeu. O casamento continua declinando,os Romanos não tinah um termo especifico para designar a familia.Amulher podia pedir divorcio sem da nenhuma justificativa,odivocio torno-se banal.
Em Roma a mulher tinha que ter filhos para cuidar e preparar seus filhos para a guerra,esse era o seu papel,procriar,e ficava dentro de casa,sem estudo,sem trabalho,o unico que trabalhava era o marido mais nada.
Paulo bonfim 1d
vidal sexta eu levo a atividdade da ultima aula
ResponderExcluirok!!
paulo 1ºd
As mulheres romanas sao bastante diferente das mulheres gregas. vamos si dizer qui elas tem + um pouco de liberdade. as mulheres romanas tanto rica como escrava tinha o papel de educar seus filhos para quer eles fosse homens reipeitado pela sociedade romana. O Casamento romana era muito importante . eles eram arranjados pelas suas familias e as em vista as fortunas das familias e as ligaçoes de sangue . o amor nao importava para os familiares .e sim as fortunas qui iam faturar com o casamento. quando o casamento nao tinham mais satisfaçao eles mesmo podia recorrera o divocio .
ResponderExcluirAs mulheres de gregas são bastantes diferente das mulhers de roma.As mulhres romanas tinha como seu objetivo de educar seus filhos para que um dia ,quando ele ficasse um homens ele se tornasse respeitado pelas sociedades romana.O casamento era uma das principais instituições da sociedade romana e tinha como principal objectivo gerar filhos legítimos, que herdariam a propriedade e o estatuto dos pais.
ResponderExcluirLais Jesus
1ªD-Matutino
Independente da classe social em roma as mulheres tinha que ser boas esposas e mães, elas não tinha o direito de participar das decisões politicas .As mulheres maís nobres eram responsáveis pela administração da casa e dos escravos , elas tinham que educar seus filhos pra que eles aprandessem a cozinhar,tecer e fiar. O casamento era mais respeitado pelos romanos ,pois eles não eram escritos e quem providenciava o casamento era a familia da noiva,eles tinha que dar ao noivo algum tipo de dote ...
ResponderExcluirAluna : Gleice Rangel